Minimalismo em Pauta

 


Lá por volta de 2010, eu comecei a ler sobre minimalismo para além de uma filosofia de consumo, mas também como uma filosofia de vida. Era interessante constatar que, apesar de um movimento ainda underground, o principal objetivo do minimalismo era bem tangível: viver com pouco, se preocupar menos. E, para uma mente ansiosa como a minha, tudo aquilo fazia um sentido enorme. Ser minimalista era muito mais do que ter apenas 5 pares de meia e contabilizar todas as suas bolsas: era viver mais intensamente experiências, já que te sobrava tempo e dinheiro por consumir menos.

Só que ter uma filosofia minimalista ao mesmo tempo de um transtorno mental pode ser bem difícil. Muitas vezes, o ato de comprar pode ter um efeito tão catártico que era cegamente sedutor. Comprar podia ser tão sedutor quanto qualquer outro vício: o efeito durava pouco, e logo você precisava consumir de novo, só para sentir-se bem. E, dizer que a minha vida era um vem e vai entre consumo desenfreado e minimalismo era certeiro. 

Um vem e vai entre comprar desenfreadamente, mesmo as coisas que eu não precisava. Ou que eu já tinha, mas que podiam quebrar e eu queria ter uma substituição à mão. Este último, para mim, era o suprassumo do poder do consumismo: pra quê ter apenas dois socadores de alho, se você pode comprar um terceiro para caso seus dois socadores de alho quebrem no meio de um feriado onde você precisa muito socar alhos por alguma razão?

O consumismo também desvirtua experiência simples que refletem muito na constante social. Porque, para quê eu teria três socadores de alho, se caso meus dois socadores quebrem eu posso apenas pegar um emprestado? Consumir desenfreadamente cessa com a interação social e a interdependência entre as pessoas. E é aqui que trago uma reflexão: será mesmo que é tão melhor assim ser completamente independente de tudo e todos?

O minimalismo não se importa que você teve um ano ruim onde comprou demais. Ele sempre está lá, de braços abertos, para que você possa voltar. E eu decidi voltar.

Foto de Pure Julia na Unsplash.

Post a Comment

Necropsist. Theme by STS.