Neo-normal

Decidi deletar minhas redes sociais.

O Instagram era uma grande armadilha. Parecia inofensivo, ou até mesmo, que se não fosse inofensivo era culpa sua, por seguir as pessoas erradas. Ah, mas é apenas tóxico porque você o deixou ser tóxico. Que grande lorota. Não importa se eu entrasse apenas para postar foto de comida, sempre ia ter alguma coisa acontecendo que me deixava triste. Ou ansiosa. O mundo do Instagram é cruel, inóspito e extremamente tedioso.

O Twitter era uma fonte de reclamações. E eu continuo sendo a pessoa mais reclamona da face da Terra. Mas também criava o vício do feed, onde você ficava rolando eternamente e atualizando a cada cinco minutos na esperança que de algo mais interessante que a sua própria vida estivesse ali, pronto para ser consumido.

O Tik-tok era o próprio horror. Eu podia gastar intermináveis horas rolando o feed e consumindo informações que, de verdade, em sua maioria eram vazias. Indicações de livros que eu nunca li porque esqueci de baixar (de tanta informação consumida em tão pouco tempo, o pouco relevante é facilmente descartado) até notícias que na verdade eram grandes fake news disfarçadas de conteúdo.

A grande verdade é que não importava qual era a rede social. Eu sempre acabava gastando um tempo enorme consumindo um conteúdo de pouco valor, que nãome satisfazia em nada no final, e que me fazia perder um tempo que eu poderia estar fazendo coisas que eu realmente gosto. E no final do dia, eu sempre ficava com a sensação de que devia ter priorizado outras coisas. Então doeu. Dói. Alguns dias eu reativo por alguns minutos só para perceber que eu estava certa antes. Eu não fui feita para redes sociais. 

Ou talvez, eu só esteja velha e reclamona.

Foto de Milad Fakurian na Unsplash.

1 comment

  1. Verdade seja dita, talvez eu também seja só mais uma velha reclamona nos tempos atuais pois, a cada dia que passa só me sinto realmente confortável em perder horas a fio rolando o feed do Pinterest. É muitas vezes inútil e desnecessário mas as artes que encontro por lá são bonitinhas o suficiente para me fazer ficar :') de resto, aquele velho dito de "redes sociais serem (anti)sociais" fica cada vez mais verídico.

    Uma boa noite e muito bom poder ler algo seu novamente, Izze!

    ReplyDelete

Necropsist. Theme by STS.